COLABORE

Alimentação saudável reforça nutrição balanceada de atleta migrante cubano em Boa Vista.

Projetos

Projeto Sumaúma, da Cáritas Brasileira, oferece alimentação pronta nas principais refeições do dia.

Publicação: 08/05/2023



Emílio Bayeux (a direita) e seu pai se alimentando no PRA. Foto: Acervo/Cáritas Brasileira


“Está muito bem feita. Tem arroz, tem fruta, os vegetais que não podem faltar para mim, estou satisfeito com a refeição”, disse Emílio Correa Bayeux, boxeador cubano que foi prata em Pequim 2008, e que agora almoça todos os dias as refeições que o Projeto Sumaúma, da Rede Cáritas em Roraima, oferece, de segunda a sábado, no Posto de Recepção e Apoio (PRA) da Operação Acolhida em Boa Vista. O Projeto serve café da manhã de segunda a domingo, e almoço, de segunda a sábado, em dois locais da capital roraimense: o PRA e a Igreja Santo Agostinho. 

Emílio e o pai chegaram ao Brasil no dia 14 de janeiro de 2023 e trouxeram junto o desejo de melhorar de vida e sobreviver do esporte para o qual dedicaram os últimos anos: o boxe. Hoje, Emílio treina em uma academia com uma equipe especializada, recebe a ajuda de amigos para suplementar a alimentação, consegue alugar um local para morar, mas não sobra dinheiro para mais nada. 

O Projeto Sumaúma faz parte da resposta à crise humanitária venezuelana, e está de portas abertas para todas e todos aqueles/as que se encontram em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, como é o caso do boxeador cubano. “Me ajuda muito, porque é um alimento que repõe os minerais, as vitaminas que o corpo precisa, então aqui encontro o melhor”, acrescentou ele que representou o estado de Roraima em uma luta no dia 2 de abril, em Recife, Pernambuco. 



Foto: Acervo/Cáritas Brasileira


Os homens representam cerca de 60% dos participantes das atividades de Sumaúma. Para reforçar ainda mais o aporte alimentar recebido pelos homens, o Sumaúma passou a servir uma sopa nutritiva no café da manhã de segunda a sexta-feira. O desjejum da manhã para homens é servido no PRA (abrigo noturno), enquanto para mulheres e crianças é servido na Igreja de Santo Agostinho, ambas próximas à Rodoviária. Diante dos desafios estruturais, a divisão de gênero visa organizar melhor o fluxo das distribuições durante as manhãs. "Antes, apenas mulheres e crianças recebiam sopa no café da manhã, além de outros itens como pão, frutas, mingau de cereais e leite. Para atender às demandas da comunidade e melhorar o atendimento alimentar recebido pelos homens, a partir de março deste grupo também tem acesso à sopa no café da manhã", explica Giovanna Kanas, coordenadora nacional de Sumaúma. 


Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas

O Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas é uma ação de Segurança Alimentar e Nutricional da Cáritas Brasileira, com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional. A execução do projeto acontece em parceria com o projeto Mexendo a Panela e com a Cáritas Diocesana de Roraima. Entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023, o Projeto Sumaúma serviu 185.467 refeições, para mais de 7 mil pessoas diferentes. Atualmente estão sendo servidas 2 mil refeições diárias entre café da manhã e almoço. 


Tag